domingo, 5 de dezembro de 2010

O Brasil é Tricolor

Foto: lancenet.com.br
Após 26 anos, o Fluminense volta a conquistar o Campeonato Brasileiro. E foi sofrido, só decidido na última rodada. O adversário foi um surpreendente Guarani, que determinado fez valer ainda mais a conquista, apesar do maior adversário do Tricolor ter sido sua própria ansiedade. Nasceu um novo herói, Emerson, o autor do gol do título, que após o jogo disse, com muita propriedade, que daqui a trinta, quarenta anos, o seu gol seria lembrado. Contudo, o grande responsável pela conquista, não responde por um único nome. A conquista do Fluminense foi galgada através de um grupo forte e unido pelo trabalho de um grande treinador.

O time que liderou mais da metade da competição é aplicado na parte tática, possui uma defesa sólida, um pequeno grande maestro no meio campo e acima de tudo, como sua bela torcida gosta de cantar, é um time de guerreiros. Guerreiros que contam com um grande general. Muricy Ramalho fez um trabalho maravilhoso, pois o time, em boa parte da competição, não teve seus grandes nomes, como Fred, Deco e Emerson, porém seu técnico sempre soube como armar o time, promovendo as mudanças e sempre mantendo a combatividade e a disciplina tática. O único jogador que o técnico pode contar durante todo o campeonato atendo por Dario Conca. Mas esse merece um parágrafo à parte.

Dario Conca. Pequeno em estatura, mas grande em talento. Foi o grande destaque do Fluminense durante toda a competição, participou de todos os jogos, chamou a responsabilidade nas horas difíceis, foi o rei das assistências e com nove gols, foi o artilheiro do time no campeonato (Washington fez dez, porém dois foram enquanto jogava pelo São Paulo). A torcida prontamente reconheceu, seu nome passou a ser o mais cantado nos estádios e até a imprensa brasileira se rendeu ao talento argentino. Esses seriam motivos mais que suficientes para ele ficar "mascarado", como já vimos tantas vezes no futebol, mas Conca ainda conserva mais um talento, a humildade. Com pouco marketing pessoal, o tímido meio-campo conseguiu o reconhecimento somente pelo seu futebol, como tudo deve ser. Nesta segunda, provavelmente receberá o prêmio de Craque do Brasileirão, e se assim for, será com toda a justiça.

Parabéns ao Fluminense do Muricy, do Conca e de toda sua torcida, que fez uma festa belíssima, e sob a chuva que cai neste final de domingo no Rio de Janeiro, está se sentindo de alma lavada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário