sábado, 6 de novembro de 2010

Para 2011, Engenhão continua cercado de incertezas

Com o Maracanã fechado para a realização das reformas visando a Copa de 2014, o Engenhão foi testado neste Campeonato Brasileiro como palco dos clássicos cariocas e de boa parte dos jogos de Flamengo e Fluminense, além do anfitrião Botafogo. Como resultado o estádio foi alvo de muitas reclamações de jogadores, comissoes técnicas e torcedores. O gramado foi eleito pelos jogadores como o grande vilão. Devido a maratona de jogos no estádio, que chegou a receber três jogos por semana, o gramado não resistiu e acabou até mesmo sendo responsabilizado por lesões.

O castigado gramado gera preocupações
Em 2011, pela primeira vez desde que foi construído em 1950, o Maracanã não será um dos palcos do campeonato Carioca. Diante disto o Engenhão receberá uma carga de jogos muito maior e o gramado será uma preocupação constante, justamente numa época do ano em que a chuva costuma ser impiedosa. A diretoria alvinegra alega que já existe um planejamento e a empresa responsável pela manutenção do estádio conseguirá dar boas condições durante essa maratona de jogos. Outra solução, que já está sendo utilizada no Brasileirão deste ano, é levar alguns jogos para o estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, solução esta que foi aprovada por rubro-negros e tricolores. E a novidade fica por conta da possível realização de alguns jogos em Macaé, no estádio Moacyrzão. O Fluminense parece ser o time mais receptível a levar partidas para o estádio da Região dos Lagos.

Outro problema recorrente ao Engenhão é a falta de público. Uns culpam a localização, de difícil acesso, outros ao fato de ainda não existir uma cultura de ida ao estádio. Para isto, Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), que declarou o muitos não conhecem o Engenhão, e que a ida era "aventura que ninguém quer fazer",  prometeu uma ação para desenvolver a cultura de comparecimento do torcedor. Lembrando sempre, que São Januário, por restrições da Polícia Militar, não pode receber clássicos.

Assim, cercado de desconfiança, que o Engenhão abrigará os grandes jogos dos times cariocas pelos próximos dois anos, sendo certo que o Maracanã só deve ser entregue no início de 2013. Nos resta aguardar e torcer.

Um comentário:

  1. Realmente é triste ver o estádio vazio, Flamengo x Vasco teve pouco mais de 20 mil torcedores. Onde já se viu isso? Não moro no Rio e não sei se é realmente longe o Engenhão, mas espero que consigam levar o público ao estádio que será a casa de Botafogo, Flamengo e Fluminense pelos próximos dois anos.

    Espero que de vez em quando veja algo de F1 por aqui também VOID. hehehe

    abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir